Arquitetura de EstudantE
Contato: arquiteturadeestudante@gmail.com
Fique por dentro de tudo, conheça projetos de autoria própria, modelagem em Sketchup, Autocad, Kerkythea, dicas e referências.
VILLA ROJA
Diretrizes do trabalho
- Projeto para uma unidade multifamiliar horizontal
(tipo vila), 30 unidades de 60m² com no mínimo 01 vaga de garagem.
- Unidade para uma família de 04 pessoas.
- Terreno com 3500m²
Programas utilizados
- Autocad 2010
- SketchUp 8
- Kerkythea 2008
- Powerpoint 2007

Perspectiva virtual da vila
O trabalho
Uma vila multifamiliar contendo 30 casas, no estilo sobrepostas, com uma arquitetura utilizando linhas retas no estilo modernista.
Isay Weinfeld com seu Edifício 360, foi a grande referência para este trabalho, onde busquei com a mesma planta porém em ângulos diferentes um encaixe na arquitetura, tanto no conjunto quanto nos empreendimentos separados. A forma se encaixou de uma maneira muito limpa e boa, dando um bom aspecto a todo o projeto. A vila também contém acessibilidade, contendo 03 moradias totalmente acessíveis a cadeirantes.
A Vila
A vila é composta por 04 edifícios, 3 deles sendo idênticos com a mesma planta porém com rotações diferentes, o edifício padrão é composto por 8 moradias, sendo 4 por andar, e o térreo elevado por pilotis, as fachadas são compostas de um uso muito forte do vidro para ter uma visão periférica de todo o lote e a redores, e usufruindo das plantas estarem rotacionadas é possível o aproveitar a laje do pavimento inferior para construir um telhado verde/jardim, assim além de deixar uma fachada melhorada para o conjunto, e dar um ar mais leve para a casa do pavimento superior, a planta que usufruir do telhado verde terá uma melhoria no conforto térmico devido todas os benefícios que o telhado verde trás.
O outro edifício é formado por 6 moradias compostas por 2 tipos de plantas, as 3 localizadas no térreo são totalmente acessíveis a cadeirantes, seguindo todas as especificações da ABNT, e as 3 casas localizadas no piso superior são basicamente iguais as plantas do prédio padrão, tendo apenas algumas modificações que serão especificadas mais abaixo, esse edifício também usufrui do telhado verde do andar inferior, porém com a área da cobertura verde é maior que do outro prédio devido a rotação e espaçamento das casas.


As vias não seguem uma forma padrão nos raios das curvas, sendo assim o efeito estético alcançado é muito bom, dando uma ar de leveza ao edifício e se tornando diferente das retas secas que existem nos prédios, esse casamento das retas e curvas em diferentes aplicações deu muito certo.
Todas as calçadas foram feitar com o uso de blocos permeáveis.
Vias, Estacionamento e Paisagismo
Perspectiva virtual da vila
Implantação do terreno
A planta do prédio padrão contém uma entrada na lateral que possibilita a entrada ao banheiro comum da casa ou seguir o corredor em direção ao ambiente integrado de sala de estar/jantar e cozinha, todo o ambiente é muito iluminado pela grande presença da fachada de vidro, dando uma visão de todo o lote, os 02 quartos também contém muito a presença do vidro, dispensando qualquer uso de luz no decorrer do dia, são bem espaçados e foi utilizado um beliche do dormitório dos filhos para obter um espaço mais aberto no ambiente não deixando muitas quinas ou móveis muito perto. Apenas uma parede não tem contém vidro, e parte dela é vista da janela da sala do outro imóvel, por isto, optei por utilizar a cor vermelha nesta parede no lado externo para um elemento de acabamento e estética, dando um aspecto muito bom no edifício, o resto das paredes são totalmente brancas.
As Plantas

Planta padrão
A planta comum do edifício acessível é praticamente igual a planta padrão, a sala, cozinha e lavanderia e o quarto dos filhos são exatamente iguais, a única modificação é que contém uma suíte no quarto do casal e o tamanho do banheiro comum é reduzido, essa modificação foi possível devido a possibilidade de janela em todas as fachadas.

E por último a planta acessível, que contém também com a porta centralizada e a disposição dos cômodos é praticamente a mesma, porém algumas especificações são diferentes para se adequarem a NBR 5090 (norma de acessibilidade) como por exemplo um espaço de 1,50m para o cadeirante conseguir girar, as janelas tem o peitoril mais baixo facilitando para os usuários da casa e os corredores e ambientes são mais espaçados.

Planta comum do ed. acessível
Planta acessível
Abaixo algumas outras imagens do trabalho.

Perspectiva virtual da vila

Perspectiva virtual do edifício acessível

Perspectiva virtual da vila

Perspectiva virtual do edifício padrão
