Arquitetura de EstudantE
Contato: arquiteturadeestudante@gmail.com
Fique por dentro de tudo, conheça projetos de autoria própria, modelagem em Sketchup, Autocad, Kerkythea, dicas e referências.
Suíte Vollard
Quando se fala em um edifício já vem em sua mente um prédio grande, robusto e imóvel, certo ? Não!
Conheça abaixo a obra do arquiteto Bruno de Franco que pode girar em 360° seus apartamentos.

Parece óbvio falar que um prédio é imóvel, porém existe, sim, um edifício que não é imóvel! Obra do arquiteto Bruno de Franco, o Edíficio Suíte Vollard possibilita a rotação de sua fachada!
Localizado em Curitiba-PR, inaugurado em 2004 é um prédio em formato circular de 11 andares, com 01 apartamento de 287m² por andar e que possibilita o “giro” dos ambientes, são 4 quadrantes ligados a um eixo fixo, que se localiza alguns cômodos como cozinha, banheiro, lareira.
Esse Projeto se encaixou muito bem ao todo pelo fato do plano diretor de Curitiba especificar edificações bem afastadas umas das outras.
Para contemplar todo o entorno e a vista panorâmica a fachada é toda em vidro o que possibilita a visão 360º
É o primeiro edifício giratório do mundo e os apartamentos podem rotacionar separadamente por um comando de voz, e podem até acompanhar o movimento do sol.
O principio de rotação do Suíte Vollard é simples, uma plataforma de metal móvel que gira em torno de uma estrutura de concreto, como dito a cima cada apartamento pode girar separadamente nos 2 sentidos e a volta por completa (360º) dura cerca de 60 minutos.
No centro do edifício há um pilar de concreto armado que serve para dar suporte as lajes em balanço, que são rotacionadas com a ajuda de sistemas giratórios de aço, a cozinha e banheiros são posicionados no interior desta pilastra, assim como a passagem de fiação e tubulação.
Todo o sistema de rotação é controlado por meio de automação, pode se controlar sentido, velocidade, etc. E também o sistema de ar condicionado, persianas, câmeras de segurança.


Porém este prédio está desativado nos dias de hoje por não haverem compradores, na época de lançamento devido ao alto preço ninguém adquiriu o imóvel, que fica localizado num dos melhores bairros de Curitiba, e posteriormente em 2008 ocorreu outra tentativa de lançamento também sem sucesso. No ano de 2012 o edifício foi penhorado e hoje se encontra vandalizado e inutilizado.
Mesmo com este fato esse é um prédio pioneiro, foi o primeiro a ser lançado no mundo e essa tecnologia vem sendo utilizada novamente (como nos Emirados Árabes). Vale a pena conferir, segue o link da reportagem na integra, contendo dados mais precisos de como é feito o sistema de rotação.
